SERVIÇOS

Catequese

Quando se fala em catequese, corremos o risco de pensar somente na catequese que prepara as crianças à Primeira Eucaristia ou à Crisma. Engana-se quem acha que a catequese é o mesmo que “dar catecismo”. A Catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus

Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.
Segundo o Documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

A catequese é um processo de educação da Fé

Em comunidade Porque é algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar em comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
É dinâmica Porque está sempre atenta às situações históricas e sociais de nossa realidade.
É sistêmica Porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.
É permanente Porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.

A catequese é

  • A missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente.
  • Uma missão que enriquece a quem desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados.
  • Um anúncio e serviço para procurar um vivo contato com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.
  • O Documento Catechesi Tradendae, n.21, nos ensina que a catequese tem como tarefa a iniciação cristã integral e sistemática na fé, aberta a todos os aspectos da vida cristã, motivando os catequizandos à adesão a Jesus Cristo. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades de fé que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã.

A catequese é

  • Leva à motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça;
  • Leva à uma iniciação na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental;
  • Leva à uma iniciação no compromisso missionário na Igreja;
  • Leva ao crescimento da Igreja. A Igreja do amanhã depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão:
A Jesus Cristo, o Salvador que anunciamos
Ao homem, herdeiro do reino de Deus
A Igreja, povo de Deus

Em nossa Paróquia muitas são as atividades desenvolvidas pela catequese:

Encontros de formação para os catequistas com o Tema da Campanha da Fraternidade, Lectionautas que é o estudo orante da palavra de Deus, a participação nos encontros Comarcais e Diocesanos de Formação, encontros de estudo de temas e assuntos atuais apresentado pela Igreja, fornecimento de material como Jornais, Missão Jovem, Mundo Jovem, O Lutador, revistas Família Cristã, O Mílite, entre outros, encontros de formação para dinâmicas, celebrações, encontros de espiritualidade, confraternizações e comemorações, adoração ao Santíssimo Sacramento toda a última quinta-feira de cada mês com catequistas, crianças e pais e também a participação dominical da Santa Missa como parte do processo catequético.
Encontro mensal com os pais e crianças da catequese familiar para que juntos busquemos mais conhecimento e para as crianças já irem se socializando na comunidade, participação da liturgia junto com a Pastoral da Juventude todo o primeiro sábado de cada mês. Retiro para os crismandos no ano em que eles recebem o sacramento da Crisma como um complemento do tempo de catequese na preparação da caminhada de fé. Encaminhamento dos crismandos para as Pastorais, crianças para serem coroinhas. Coroação de Nossa Senhora, trabalho de visitação juntamente com outras pastorais. Tudo é desenvolvido com muito amor, pela grande generosidade de tantos catequistas que voluntariamente doam um tempo de sua vida para este grandioso trabalho sempre na busca de sermos protagonistas da Fé e da Esperança, anunciando Jesus Cristo razão de todo nosso trabalho.