PORTAIS

Pastoral Familiar

O que é a Pastoral Familiar

É como o “eixo” das pastorais. Ela é o ponto básico e fundamental, pois todas as pastorais têm alguma coisa a ver com a família e a pastoral familiar também tem muito a ver com as outras pastorais. É um movimento da Igreja Católica e foi delineada por João Paulo II durante o Concílio Vaticano II. A Pastoral atua na formação da pessoa humana e da instituição familiar, através de agentes específicos com metodologia própria, tendo como objetivo central a “Evangelização da Família”.

A pastoral familiar age, basicamente, em três campos ou etapas de atuação

A pastoral familiar Pré- matrimonial (que compreende as fases da preparação remota para o Sacramento do Matrimônio), a pastoral Pós-matrimonial (visa trabalhar as famílias após o Matrimônio) e os Casos especiais (trabalha com os casais em segunda união e famílias incompletas).

No ano de 2003 o casal Deacir e Aparecida (Cida) Dotti, aceitaram o convite do Pe. Davi para participarem do Congresso de Pastoral Familiar realizada em Florianópolis, a partir deste momento o casal prontamente aceitou o desafio para a implantação da Pastoral Familiar na Paróquia Senhor Bom Jesus.

A implantação aconteceu no primeiro dia de novembro de dois mil e três no anfiteatro do Pavilhão Senhor Bom Jesus. Trinta pessoas participaram, sob a coordenação do casal diocesano de Pastoral Familiar, Ana Maria e Delcírio Mariano da Silva, juntamente com os formadores de agentes da Diocese, Sirlei e Antonio Paganini. O estudo do livro Guia para Implantação da Pastoral Familiar, aconteceu num total de 08 encontros, além de encontros de estudos sobre a INAPAF (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar) na Paróquia Santa Terezinha de Joaçaba.

Em nossa Paróquia a Pastoral Familiar se reúne na segunda terça-feira do mês às 19:30h, no anfiteatro Senhor Bom Jesus.