Lideranças de Herval d’Oeste recebem formação sobre Iniciação à Vida Cristã

O frio do domingo (07) foi superado pelo calor humano e pela presença do Espírito Santo que iluminou o dia dedicado ao estudo prático da Iniciação à Vida Cristã com foco nos Sacramentos da Igreja Católica. O encontro foi proposto pelo Serviço de Animação Bíblico-Catequética da Paróquia Senhor Bom Jesus em comemoração aos seus 70 anos de criação e reuniu dezenas de lideranças das áreas urbana e rural Herval d’Oeste.

A formação foi conduzida pelo Padre Márcio Martins Rosa,  Referencial para o Serviço de Animação Bíblico-Catequética (SABC) do regional Sul 4 da CNBB e vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio de Lebon Régis, pertencente a Diocese de Caçador. O encontro teve a colaboração do Padre Marcos, secretário do SABC do regional Sul 4 da CNBB e pároco de Lacerdópolis e com a presença do Padre Davi Lenor, pároco de Herval d’Oeste. O evento teve ainda uma grande colaboração da Noely Drey, coordenadora do SABC da Paróquia Senhor Bom Jesus.

Durante todo o dia, voltado para  estudo da Iniciação à Vida Cristã com base no Documento 107 da CNBB, Padre Márcio apresentou a nova proposta de catequese que está se adotando no Regional Sul IV da CNBB e que na Diocese de Joaçaba está em fase de implantação gradativa com pequenos grupos de estudo denominados de “Projeto Sementeira”. De acordo com a proposta, o principal objetivo da Igreja Católica em cada Diocese Particular é o de resgatar a experiência com Jesus Cristo por meio da compreensão da nova configuração familiar, propondo uma renovação no método de ação junto aos catequizandos e colaborar, de forma assertiva e eficaz, com o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.

“É um retorno às origens por meio do catecumenato, entendendo a nossa nova estrutura familiar e criando um ambiente favorável para a Iniciação Cristã por meio do Querigma, ou seja, do nosso jeito de viver que provoca acolhimento e gera uma nova  possibilidade de evangelização fazendo com que a Igreja retome sua importância significativa na vida das pessoas”, comentou Padre Márcio.

Em comunhão com o Serviço de Animação Bíblico-Catequética Nacional e com o Regional Sul IV da CNBB, a Diocese de Joaçaba, dedica-se a colheita das experiências do Projeto Sementeira que, a luz do Catecumenato, conduzirá um novo modelo de iniciação à vida cristã para todos os catequizandos e seus familiares.

Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã

Padre Márcio também apresentou aos participantes, por meio de experiências práticas, a importância dos sacramentos da Iniciação a Vida Cristã com ênfase ao Batismo, Crisma e Eucaristia. De acordo com o Estudo, o Sacramento é uma seta, uma direção, e não uma meta que busca ser atingida. “Desta forma, podemos entender que todo o Sacramento é um encontro com Jesus Cristo que é o Sacramento primordial de Deus e a Igreja que é o Sacramento de Cristo”, explicou.

Padre Márcio reforçou ainda que um dos grandes objetivos da Iniciação à Vida Cristã é recuperar a unidade Teológica e Pastoral dos três sacramentos entendendo que Batismo, Crisma e Eucaristia formam uma única experiência da pessoa com Jesus Cristo destacando que a Eucaristia é o centro da fé cristã.

O encontro teve algumas experiências práticas que colaboraram com a vivência e experiência do Evangelho entre todos os participantes. De acordo com Noely Drey, o evento teve uma boa participação das lideranças locais e o objetivo, a partir de agora, é de ampliar os encontros de formação envolvendo toda a comunidade católica de Herval d’Oeste em volta da Iniciação à Vida Cristã, fundamental para o futuro da Igreja.